A Torre Eiffel, em Paris, na França, é um dos pontos turísticos mais conhecidos no mundo. Chamada Tour Eiffel, em francês, foi projetada e construída pelo engenheiro francês Gustave Eiffel entre 1887 e 1889.

Construída em três níveis, a torre de estrutura metálica tem 313,2 metros de altura (325 metros com antenas de rádio e de canais de televisão). Elevadores com paredes envidraçadas e escadas levam aos dois primeiros níveis. Outros elevadores vão do segundo ao terceiro nível, perto do topo. Além da vista espetacular, a torre tem restaurantes, um museu e uma loja de suvenires.

O projeto da Torre Eiffel foi apresentado em um concurso realizado pelo governo francês, que, naquela época, estava organizando uma feira internacional (a Exposição Universal de 1889) para comemorar os 100 anos do início da Revolução Francesa. O projeto de Eiffel foi escolhido entre mais de cem propostas, embora tenha sido criticado por muitas pessoas porque não se parecia com nada que o homem já tivesse construído.

Após o término da feira, a Torre Eiffel foi quase desmontada várias vezes. Mas Eiffel supervisionou mudanças em sua estrutura de maneira a tornar a construção mais útil. Entre outras coisas, foram acrescentados uma estação meteorológica em 1890 e um telégrafo para o exército em 1903. Hoje, a torre é uma atração turística muito popular e já recebeu mais de 250 milhões de visitantes desde sua inauguração (marca alcançada em janeiro de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.