Toussaint Louverture nasceu escravo, mas tornou-se um grande líder militar. Foi o personagem principal da luta pela independência do Haiti, um país que ocupa parte da ilha Hispaniola e faz fronteira com a República Dominicana.

Juventude

François-Dominique Toussaint nasceu por volta de 1743, na colônia francesa de São Domingos (atual Haiti). Era negro, como a maioria dos outros escravos na região. Embora fosse escravizado, aprendeu um pouco de francês e de latim. Quando jovem, supervisionou o trabalho de outros escravos na grande fazenda em que morava. Foi libertado em 1777.

Líder rebelde

Durante a maior parte da vida de Toussaint, a França dominou São Domingos, mas os escravos eram muito mais numerosos que os franceses que moravam lá. Em 1791, os escravos se rebelaram, e Toussaint formou seu próprio exército rebelde. Em pouco tempo ele se tornou conhecido como Toussaint Louverture, porque facilmente encontrava falhas na defesa do inimigo (“Louverture” vem da palavra francesa que significa “abertura”).

A França lutou para acabar com a rebelião, mas em 1801 Toussaint havia tomado a ilha, conseguindo libertar todos em São Domingos que ainda fossem escravos. Em seguida, autoproclamou-se governador-geral vitalício, isto é, para o resto da vida.

Captura e morte

Toussaint governou até 1802. Naquele ano, a França enviou soldados para retomar o controle de São Domingos. Eles eram em número superior ao das forças do líder rebelde. Em 1803, os franceses capturaram Toussaint e o enviaram à França. Ele morreu na prisão, no dia 7 de abril de 1803.

Outro líder negro, chamado Jean-Jacques Dessalines, continuou a combater a França. Em 1804, suas forças conquistaram a independência de São Domingos, que trocou de nome para Haiti.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.