Trípoli é a capital da Líbia, um país do norte da África. A cidade situa-se sobre um península pedregosa que avança no mar Mediterrâneo. É a maior cidade e o principal porto do país.

O embarque marítimo de petróleo e de outras mercadorias pelo porto gera dinheiro para Trípoli, que é também o principal centro industrial e de negócios da Líbia.

A cidade antigamente chamava-se Oea e foi fundada pelos fenícios no século VII a.C. Era uma das três principais cidades da região fenícia chamada Tripolitânia, que significa “Três Cidades”. A cidade tornou-se parte do Império Romano e, mais tarde, do Império Bizantino.

Os árabes muçulmanos conquistaram Trípoli e o restante da Líbia por volta de 650 d.C. O Império Otomano dominou a Líbia de 1551 até 1911. Depois, a Itália assumiu o controle e, mais tarde, foi a vez do Reino Unido. Em 1951, a Líbia ficou independente, tendo Trípoli como capital. Sua população é de cerca de 1.700.000 habitantes (estimativa de 2008).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.