Ulan Bator é a capital e a maior cidade da Mongólia, um país da Ásia central. Localizada junto ao rio Tola, é uma das capitais mais frias do mundo. Ao longo do ano inteiro, a temperatura média é de apenas -3°C.

Centro industrial da Mongólia, Ulan Bator tem fábricas que produzem alimentos, tecidos, tapetes, artigos de couro e uma fibra cara chamada caxemira. Muitos habitantes da cidade trabalham no governo, no comércio e no ramo de serviços.

Em 1639, os budistas construíram um mosteiro no lugar onde hoje fica Ulan Bator. Ao longo do tempo, uma cidade foi se formando em torno do mosteiro e tornou-se uma escala das caravanas que faziam a rota de comércio entre a China e a Rússia.

A China dominou a Mongólia durante séculos. Em 1911, a Mongólia tornou-se um país independente. Ulan Bator, nome que significa “herói vermelho”, foi proclamada capital em 1924. A cidade cresceu rapidamente no século XX. Sua população é de 1.345.086 habitantes (estimativa de 2013).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.