O conquistador espanhol Vasco Núñez de Balboa foi o primeiro europeu que avistou o oceano Pacífico. Além disso, ele ajudou a fundar a primeira colônia europeia bem-sucedida no continente americano.

Balboa nasceu na Espanha, em 1475. Partiu para a América em 1500 e se fixou por alguns anos na ilha de Hispaniola (onde hoje ficam o Haiti e a República Dominicana), nas Antilhas. Em 1510, embarcou com um grupo para uma colônia já estabelecida pelos espanhóis na atual Colômbia. Ao chegar, descobriu que a colônia tinha sido abandonada. Balboa convenceu os poucos habitantes que restavam a ir com ele para Darién, no atual Panamá. Ali, criaram uma colônia estável.

Os índios falaram a Balboa sobre um grande oceano que tinha ouro em suas praias. Balboa escreveu à Espanha, pedindo que lhe mandassem uma grande expedição para acompanhá-lo na busca desse oceano. Antes da chegada da expedição, porém, ele partiu por conta própria, com um grupo menor. Em setembro de 1513, atingiu o Pacífico — que chamou de mar do Sul. Imediatamente, declarou que o oceano era propriedade da Espanha.

A expedição que partira da Europa chegou em 1514, dirigida por Pedro Arias Dávila. Balboa e Dávila entraram em competição pelo poder na colônia. Como tinha sido nomeado governador de Darién, Dávila acabou acusando seu rival de vários crimes. Julgado, Balboa foi considerado culpado e decapitado em janeiro de 1519.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.