O Estado da Cidade do Vaticano, ou Vaticano, é o menor país do mundo. Lá vive o papa, que é o chefe da Igreja Católica Apostólica Romana. O papa exerce a direção da Igreja a partir do Vaticano. O país também é conhecido como Cidade do Vaticano ou Santa Sé.

Geografia

O Vaticano fica dentro da cidade de Roma, na Itália. A maior parte do país é rodeada por muralhas de pedra. Dentro do perímetro delimitado pelas muralhas ficam uma grande igreja, que é a Basílica de São Pedro, o Palácio do Vaticano e outras construções. O Palácio do Vaticano inclui os aposentos do papa, os Museus Vaticanos, uma biblioteca e a Capela Sistina. Esta é famosa por seu teto, que contém cenas da Bíblia pintadas pelo artista Michelangelo.

População

O papa e centenas de membros da direção da Igreja vivem e trabalham no Vaticano. Dezenas de membros da Guarda Suíça, que protege o papa, também vivem na cidade com suas famílias. Cerca de 3 mil outras pessoas trabalham no Vaticano e, na maioria, vivem em Roma. A maior parte das pessoas do Vaticano fala italiano. A língua latina é usada em documentos oficiais e em algumas cerimônias da Igreja.

Economia

A economia do Vaticano é diferente das de outros países. Católicos de todo o mundo dão dinheiro a suas igrejas locais, e o Vaticano recebe parte desses recursos. O Vaticano também vende livros, selos, moedas e suvenires, e os turistas pagam ingresso para conhecer seus belos museus.

História

No século IV, Roma se tornou o centro da Igreja Católica. A partir da década de 750, os papas passaram a controlar grande parte do centro da península Itálica, e essa área formou um país, com o nome de Estados Papais. Em 1870, o governo da Itália tomou o que restava dessas terras da Igreja. Em 1929, o governo italiano permitiu que o Vaticano se tornasse um país independente.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.