A Venezuela é um país localizado na costa norte da América do Sul. No século XIX, liderou a luta pela independência do continente contra a Espanha. Sua capital é Caracas. A Venezuela tem 30.622.000 habitantes (estimativa de 2015) e área de 916.445 km2.

Geografia

O país faz fronteira com a Colômbia, o Brasil e a Guiana (com a qual tem uma disputa territorial relativa à parte ocidental desse país). A Venezuela é banhada a norte pelo mar do Caribe e a nordeste pelo oceano Atlântico. Algumas ilhas do mar do Caribe pertencem à Venezuela.

Altas montanhas e planícies baixas se estendem ao longo da costa do país. A cordilheira dos Andes se eleva no noroeste, onde fica também o lago Maracaibo, o maior da América do Sul. O rio Orenoco atravessa o centro do país. Ao longo do Orenoco encontram-se os Llanos, grandes áreas de planícies com pastos. No sudeste ficam alguns planaltos escarpados e a mais alta queda-d’água do mundo, o salto Ángel. A Venezuela tem clima quente, com estações secas e outras chuvosas.

Flora e fauna

A Amazônia venezuelana fica no sul do país. Pastos cobrem cerca de metade do território, e há mangues nas áreas pantanosas da costa. As partes mais altas dos Andes têm apenas arbustos e liquens.

As florestas da Venezuela abrigam antas, tatus, cervos, macacos e cobras. Tartarugas, piranhas e crocodilos vivem nas águas do país.

População

A maioria dos venezuelanos é mestiça, com raízes indígenas e europeias. Há também grandes grupos de brancos e negros. Os indígenas puros representam apenas uma pequena parte da população. O espanhol é o idioma oficial, porém mais de 25 línguas são faladas pelos grupos indígenas. A maior parte da população é católica. Cerca de 90 por cento dos venezuelanos moram nas cidades. Poucas pessoas habitam a região que fica ao sul do rio Orenoco.

Economia

A economia da Venezuela é baseada principalmente na exploração de petróleo e de gás natural. O país é um dos principais produtores mundiais de petróleo. Os outros minerais explorados pela Venezuela são o minério de ferro, o carvão, a bauxita (que serve para fabricar o alumínio), o ouro e o diamante. As fábricas produzem aço, alumínio, roupas, alimentos e produtos químicos. O setor bancário e o turismo, entre outros serviços, têm papel igualmente importante na economia do país.

A agricultura representa uma parte pequena da economia. Os principais plantios são os de cana, milho, banana e arroz. A criação de gado é comum nas áreas de extensos pastos.

História

Os povos indígenas aruaques e caraíbas habitavam a região que hoje forma a Venezuela quando Cristóvão Colombo chegou à sua costa, em 1498. Mais tarde, exploradores europeus, ao ver as casas sobre palafitas que os indígenas construíam, lembraram-se de Veneza, a cidade italiana construída sobre ilhas. Por isso, deram ao território o nome Venezuela, que quer dizer “pequena Veneza”.

Os espanhóis começaram a se estabelecer na região nos anos 1520. A Espanha dominou o país durante os três séculos seguintes. Em 1811, os venezuelanos declararam independência. Os espanhóis reprimiram a revolta, mas o líder revolucionário Simón Bolívar continuou a luta, e seu exército derrotou o da Espanha em 1821.

Até 1829, a Venezuela fez parte de um país chamado Grande Colômbia, formado também por Nova Granada (que depois se tornou a atual Colômbia). Em 1830, a Venezuela se separou dessa união, adquirindo independência total. Os militares governaram o país durante muitos anos. Em 1958, a marinha e a força aérea derrubaram o ditador militar. Depois disso, a Venezuela passou a eleger presidentes para governar o país.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.