Viena é a capital da Áustria, um país da Europa central. Fica às margens do rio Danúbio, sendo a maior cidade do país e também seu centro industrial, comercial e cultural.

Vida cultural

Durante séculos Viena foi considerada a capital mundial da música. Óperas e concertos de música clássica são parte importante da vida da cidade. Muitos grandes compositores, como Ludwig van Beethoven, Wolfgang Amadeus Mozart e Johannes Brahms, viveram na cidade. Ela abriga a orquestra, a ópera e o coral de meninos mais famosos do mundo.

Viena também é conhecida por seus palácios grandiosos e outros edifícios clássicos. A cidade já foi a capital de um poderoso império. Hoje é uma cidade moderna, mas mantém um estilo que reflete seu passado elegante.

Economia

A economia de Viena é baseada na indústria, no comércio, nos serviços financeiros e no turismo. Muitas pessoas que moram na cidade trabalham para o governo. As indústrias de Viena fabricam peças de carros, equipamentos elétricos e produtos químicos. Viena também tem muitas empresas que desenvolvem produtos médicos, programas de computador e outros produtos de alta tecnologia.

História

Há muito tempo, os celtas se instalaram na região de Viena. No século I d.C., os romanos estabeleceram um posto militar na região. Mais tarde, outros grupos dominaram Viena.

Ela foi a capital da dinastia dos Habsburgos desde o final do século XIII até o começo do século XX. Os Habsburgos governaram a região da Áustria como parte de uma série de impérios poderosos. Viena era sua capital. Enquanto estiveram no poder, Viena se tornou uma das cidades mais importantes do mundo.

O domínio dos Habsburgos terminou em 1918. Viena então se tornou a capital de um novo país, a Áustria.

Tropas alemãs invadiram o país em 1938. Durante a Segunda Guerra Mundial, Viena foi bombardeada várias vezes. Tropas estrangeiras controlaram a cidade entre 1945 e 1955.

Desde então, Viena tornou-se uma cidade importante novamente. É uma das sedes das Nações Unidas e de outras organizações internacionais. A cultura e a arquitetura vienense continuam a atrair turistas do mundo todo.

Viena tem 1.766.746 habitantes (estimativa de 2014).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.