Vientiane é a capital e a maior cidade do Laos, um país do sudeste da Ásia. Ela fica às margens do rio Mekong, que é uma importante via de transporte de mercadorias. O porto de Vientiane é o principal porto comercial do Laos.

O Laos é um país pobre, com o setor industrial pouco desenvolvido. Vientiane concentra a maior parte dos negócios e das fábricas do país. Além disso, o turismo está se tornando cada vez mais importante para a economia da cidade.

Vientiane foi fundada no final do século XIII. Quatro séculos depois, a cidade se tornou capital do antigo reino de Lao. Em 1778, o Sião — hoje Tailândia — apossou-se da cidade.

A França dominou o Laos desde o fim do século XIX até a década de 1950, fazendo de Vientiane a capital da colônia. Nos anos 1950, as colônias francesas do sudeste da Ásia lutaram para conseguir a independência. Nesse contexto, vários grupos tentaram assumir o controle sobre Vientiane. Em 1954, o Laos tornou-se independente, e Vientiane continuou sendo sua capital. A população da região metropolitana da cidade é de 945.715 habitantes (estimativa de 2014).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.