O Vietnã é um país asiático que já foi dividido em duas partes: o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul, formados em 1954. Depois da longa Guerra do Vietnã, elas se reuniram em 1976. Hanói é a capital do Vietnã. O país tem 90.623.000 habitantes (estimativa de 2014) e área de 331.212 km2.

Geografia

O Vietnã é um país comprido e estreito, situado no sudeste da Ásia. Ele faz fronteira com a China, o Laos e o Camboja. Além disso, tem uma costa extensa, que dá para o mar da China Meridional (a leste e ao sul), para o golfo de Tonquim (a nordeste) e para o golfo da Tailândia (a sudoeste).

As montanhas ocupam dois terços do país, principalmente no norte. No nordeste, o rio Vermelho forma um delta no golfo de Tonquim. O rio Mekong forma um delta ainda maior no sul.

O Vietnã tem clima quente e chuvoso. Às vezes ocorrem tufões (nome dado aos ciclones tropicais no Extremo Oriente) durante as épocas mais quentes.

Flora e fauna

Florestas de carvalho, faia, castanheiro, pinheiro, teca e ébano cobrem um terço do país. O bambu cresce em vários lugares. Ao longo da costa existem muitos mangues.

As florestas vietnamitas são habitadas por cervos, elefantes, tigres, leopardos, ursos e macacos. Outros animais típicos do país são crocodilos, javalis, chacais, lontras, gambás e esquilos-voadores.

População

A maior parte da população é vietnamita. Existem outros grupos étnicos, como os chineses e os hmongs, no norte. No sul, encontram-se khmers (ou cambojanos) e chams. Há ainda outras pequenas etnias que vivem nas montanhas.

A principal língua do país é o vietnamita. Muitas pessoas falam também chinês, khmer, inglês, francês ou idiomas locais. O budismo é a principal religião, mas práticas religiosas originais do próprio Vietnã e o cristianismo também estão presentes. A maior parte da população mora em zonas rurais e em aldeias nas regiões dos deltas.

Economia

Os trabalhadores vietnamitas são camponeses em sua maioria. O arroz é o produto agrícola mais importante do país. Também são cultivados a mandioca, o milho, a batata-doce, o amendoim, o café, o chá, a cana-de-açúcar e a borracha (proveniente da seringueira). Há criações de patos, porcos, vacas e búfalos. A pesca e a exploração da madeira também são atividades importantes.

A indústria do Vietnã fabrica alimentos, roupas, sapatos, cimento, produtos químicos, aço e aparelhos eletrônicos. O país produz ainda carvão, petróleo e outros minerais.

História

Os primeiros vietnamitas viviam em um reino chamado Nam Viet, que começou em 207 a.C. Logo, a China conquistou o Nam Viet e dominou a região por muito tempo. Os vietnamitas só obtiveram independência da China no ano 939.

Domínio francês e a Guerra da Indochina

Os franceses invadiram a região em 1859 e, em 1883, se apossaram de todo o país. Mais tarde, a França uniu o Vietnã, o Camboja e o Laos em um único território chamado Indochina Francesa.

Depois da Segunda Guerra Mundial, um grupo comunista conhecido como Viet Minh, fundado pelo líder revolucionário Ho Chi Minh, dominou o norte do Vietnã. Em 1946 começou a Guerra da Indochina, travada entre esse grupo e as forças de ocupação francesas. O Viet Minh venceu o conflito em 1954.

Guerra do Vietnã

O Vietnã foi então dividido em duas partes: o Vietnã do Norte, de governo comunista, e o Vietnã do Sul, com um governo pró-ocidental.

Em 1956, uma tentativa de reunificação faliu, e um grupo rebelde chamado Viet Cong começou a lutar contra o governo do Vietnã do Sul, com o apoio do Vietnã do Norte. Apoiando o Vietnã do Sul, em 1965, os Estados Unidos começaram a bombardear o Vietnã do Norte e a enviar soldados para o Vietnã do Sul. Entretanto, os Estados Unidos não conseguiram derrotar os comunistas e abandonaram o conflito em 1973. A guerra terminou quando as forças comunistas dominaram o Vietnã do Sul, em 1975.

História recente

O Vietnã do Norte e o do Sul se unificaram em 1976. Dois anos depois, o Vietnã invadiu o Camboja. Esse ataque estremeceu as relações diplomáticas com a China e outros países. As tropas vietnamitas só saíram do Camboja em 1989. A partir de então, as relações do Vietnã com os demais países começaram a melhorar. Com a liberação econômica promovida na década de 1990, o país passou a se desenvolver rapidamente. Em 1994, os vietnamitas restabeleceram relações diplomáticas com os norte-americanos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.