Walt Disney foi um pioneiro no campo dos filmes de animação, ou desenhos animados. Ele se tornou célebre por criar personagens muito conhecidos, como Mickey Mouse e Pato Donald.

Walter Elias Disney nasceu em 5 de dezembro de 1901, em Chicago, no estado de Illinois, nos Estados Unidos. Ainda criança, já mostrava ter dom para o desenho e a pintura. Quando estava na escola, cursando o equivalente ao Ensino Médio, teve aulas de arte para desenvolver esses talentos. Walt saiu da escola para trabalhar como motorista de ambulância durante a Primeira Guerra Mundial.

Em 1923, com 22 anos, Disney se mudou para Hollywood, na Califórnia, e ali começou a criar os personagens que o tornariam famoso. Em 1928, ele lançou um desenho animado curto intitulado Steamboat Willie. O personagem principal era um camundongo alegre chamado Mickey. No ano seguinte, Disney fundou a empresa Walt Disney Productions, para criar mais desenhos animados.

Novos personagens surgiram e foram ficando famosos. Na década de 1930, o público ficou conhecendo Minnie Mouse, Pato Donald, Pluto e Pateta. O primeiro filme de longa-metragem animado de Disney, Branca de Neve e os sete anões, foi lançado em 1937.

Na década de 1940, a Walt Disney Productions começou a criar também filmes com atores. Mary Poppins, de 1964, foi o mais bem-sucedido deles. Disney também continuou a criar filmes de animação, dentre eles clássicos como Pinóquio (1940), Cinderela (1950) e Peter Pan (1953).

Em 1955, a empresa de Disney abriu a Disneyland, um grande parque temático em Anaheim, na Califórnia. Um segundo e maior parque de diversões, o Walt Disney World, foi aberto em Orlando, na Flórida, em 1971. Walt Disney morreu em 15 de dezembro de 1966.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.