A cidade de Washington é a capital dos Estados Unidos, um país da América do Norte. Ela deve seu nome a George Washington, o primeiro presidente do país.

Washington não faz parte de um estado; a cidade fica em um distrito separado, o Distrito de Columbia (D.C.), que, portanto, é um distrito federal. Por isso, a cidade é chamada de Washington, D.C. A cidade e o distrito ocupam o mesmo espaço.

Washington fica à margem do rio Potomac. O estado de Maryland cerca a cidade por todos os outros lados. O estado da Virgínia fica do outro lado do rio Potomac.

Pontos de interesse

Os prédios mais importantes do governo dos Estados Unidos ficam dispostos em volta de um amplo gramado em Washington, conhecido como The Mall. Esses prédios incluem o Capitólio, onde são feitas as leis dos Estados Unidos, e a Casa Branca, onde vive o presidente do país. A cidade tem mais de trezentos monumentos e estátuas, entre os quais os construídos em memória de veteranos de guerra e dos ex-presidentes americanos George Washington, Abraham Lincoln e Thomas Jefferson.

A Instituição Smithsoniana opera muitos grandes museus nacionais em Washington. A maior biblioteca do mundo, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, também fica em Washington.

Economia

A economia de Washington é baseada em grande medida na atividade governamental e no turismo. O governo dos Estados Unidos é o maior empregador na cidade. Muitas grandes organizações nacionais e internacionais também têm sede em Washington, e os setores de serviços para empresas, pesquisas, direito e saúde, além de vários outros, também são importantes.

História

Washington é uma das poucas cidades do mundo construída para se tornar capital de um país, como Brasília. George Washington escolheu em 1790 o local em que ela seria erguida, e a cidade foi projetada pelo engenheiro Pierre-Charles L’Enfant.

Os gabinetes do governo americano foram transferidos para Washington em 1800. Durante a Guerra de 1812, tropas britânicas queimaram a Casa Branca e outros edifícios de Washington, mas eles foram reconstruídos.

A população da cidade dobrou depois do término da Guerra de Secessão dos Estados Unidos, em 1865. Muitos escravos libertos se mudaram para a cidade, que continuou a crescer no século XX.

Em 2001, terroristas lançaram aviões contra construções nos arredores de Washington e em Nova York. Muitas pessoas morreram. Depois disso, os Estados Unidos intensificaram a segurança em volta de muitos prédios governamentais. Washington tem 601.723 habitantes (censo de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.