Wellington é a capital da Nova Zelândia, um país insular no sul do oceano Pacífico, na Oceania. É também o centro cultural do país. Situada no litoral da ilha do Norte, a cidade e seu porto ficam numa baía chamada Port Nicholson, um dos melhores portos do mundo.

Boa parte da população de Wellington trabalha para o governo ou no setor de serviços, como no comércio, no atendimento à saúde ou em comunicações. A cidade é também o centro financeiro e comercial do país. O turismo e a indústria cinematográfica são dois outros setores importantes para a economia da cidade. Nas fábricas são produzidos carros, móveis, plásticos, etc.

Durante centenas de anos o povo maori habitou na região de Wellington. No século XIX, a Grã-Bretanha tomou posse da Nova Zelândia e, em 1840, os britânicos fundaram Wellington. A capital do país, que antes era Auckland, passou para Wellington em 1865. Em 1947, a Nova Zelândia se tornou um país independente, mantendo Wellington como capital. A população da cidade, incluída a região metropolitana, é de 393.610 habitantes (estimativa de 2013).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.