William Shakespeare é considerado o maior dramaturgo (autor de peças de teatro) de todos os tempos. Embora tenha vivido quatrocentos anos atrás, até hoje suas peças são estudadas e apreciadas.

Infância e juventude

William Shakespeare nasceu em 1564, na cidade de Stratford-upon-Avon, na Inglaterra. Tinha três irmãos e duas irmãs, todos mais novos que ele. Seu pai era fabricante de luvas e chegou a ser prefeito de Stratford.

Quando estava com 18 anos, Shakespeare se casou com Anne Hathaway, de 26. Não se sabe o que ele fazia para sustentar a família. Para alguns especialistas, ele era professor; segundo outros, viajava com um grupo de atores.

Carreira no teatro

Em 1592, com 28 anos de idade, Shakespeare estava trabalhando como escritor e ator em Londres. Nesse ano, uma doença chamada peste negra devastou a cidade. Os teatros e outros locais públicos foram fechados, na tentativa de impedir a disseminação da doença. Então Shakespeare começou a escrever poesia.

Os teatros de Londres voltaram a funcionar em 1594. Nessa época, Shakespeare estava integrando um grupo chamado Lord Chamberlain’s Men, que apresentava peças para a realeza. Além de ator e escritor, ele também foi empresário teatral, e com isso acabou enriquecendo. Shakespeare era sócio do Globe Theatre, o teatro onde suas peças eram representadas. Uma réplica do espaço foi aberta ao público em 1997, em Londres.

As peças

Shakespeare escreveu 37 peças em vinte anos. Suas obras teatrais geralmente se enquadram em três categorias: tragédias, comédias e peças históricas. Tragédias são peças que expõem a desgraça do personagem principal. As tragédias mais famosas de Shakespeare são Hamlet, O rei Lear, Romeu e Julieta e Macbeth. Comédias são peças divertidas que têm final feliz. Entre as comédias escritas por Shakespeare destacam-se Sonho de uma noite de verão e A megera domada. As peças históricas de Shakespeare são dramas sobre alguns dos reis ingleses, entre eles Henrique IV e Ricardo II.

Últimos anos

Shakespeare afastou-se do teatro por volta de 1610. Voltou então à sua cidade natal, Stratford-upon-Avon, onde morreu no dia 23 de abril de 1616.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.