Winston Churchill foi o líder do governo que conduziu o Reino Unido à vitória na Segunda Guerra Mundial. Ele foi um dos maiores oradores (pessoa que faz discursos ao povo) de seu tempo. Ele também foi um corajoso soldado e um escritor talentoso.

Juventude

Winston Leonard Spencer Churchill nasceu em 30 de novembro de 1874, no Oxfordshire, na Inglaterra. Seu pai era um político rico. Sua mãe nasceu nos Estados Unidos. Winston frequentou escolas particulares e depois foi para Sandhurst, a academia militar britânica.

Em 1895, Churchill entrou para o exército britânico. Em 1899 ele se juntou ao Partido Conservador, e foi eleito para o Parlamento em 1900.

Membro do gabinete

Em 1908, Churchill entrou para o alto escalão do governo, chamado de gabinete. Em 1911, ele se tornou líder da marinha britânica e tomou as providências para que ela ficasse preparada para enfrentar uma grande guerra. No entanto, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ele planejou alguns ataques que não deram certo. Depois da guerra, Churchill assumiu vários cargos importantes no governo.

Líder durante a guerra

Em 1939, começou a Segunda Guerra Mundial. Os britânicos sabiam que precisavam de um líder forte. Churchill se tornou primeiro-ministro (líder do governo) em maio de 1940.

Assim que Churchill assumiu o cargo, os alemães atacaram o Reino Unido com bombas. Churchill manteve sua força durante os ataques. Ele fez discursos que deram esperança para o povo britânico. Em 1945, o Reino Unido e seus aliados ganharam a guerra.

Últimos anos

Depois da guerra Churchill perdeu o cargo de primeiro-ministro, mas em 1951 ele assumiu o mesmo posto novamente. Em 1953 recebeu o Prêmio Nobel da Literatura, em reconhecimento por seus discursos e também por sua obra escrita.

Churchill se aposentou do cargo de primeiro-ministro em 1955, mas permaneceu no Parlamento e continuou a escrever. Em 1963, foi nomeado cidadão honorário dos Estados Unidos. Churchill morreu em Londres, capital do Reino Unido, em 24 de janeiro de 1965.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.