Xangai é uma shi (municipalidade) da China centrada na cidade do mesmo nome. Fica no centro-leste do país e tem um dos maiores portos marítimos do mundo. É ainda um importante centro industrial e comercial da China. A cidade se localiza na costa do mar da China Oriental, entre o estuário do rio Yang-Tse (Chang Jiang) ao norte e a baía de Hangchow ao sul. A área da municipalidade inclui a própria cidade, os subúrbios que a cercam e as terras cultivadas do interior. É a região urbana mais populosa da China.

Xangai foi um dos primeiros portos chineses a se abrir para o comércio ocidental e centralizou por muito tempo a atividade mercantil do país. Desde 1949, contudo, com a vitória dos comunistas, a cidade se tornou um gigante industrial cujos produtos atendem às crescentes demandas internas da China.

Xangai também sofreu amplas mudanças físicas com a criação de subúrbios industriais e conjuntos habitacionais, a melhoria das obras públicas e a criação de parques e outras instalações para recreação. Em 2010, a cidade foi sede da feira mundial Expo Shanghai 2010.

Na municipalidade de Xangai vivem 23.019.148 habitantes (censo de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.