Yangon é a maior cidade e o porto mais importante de Mianmar, um país do sudeste da Ásia. A cidade fica às margens do rio Yangon. É o centro industrial de Mianmar e foi a capital do país até 2006.

O lugar mais famoso de Yangon é o Pagode Shwedagon, templo budista formado por um conjunto de construções antigas. A cidade se formou em volta desse sítio budista. Na década de 1750, o rei do país desenvolveu a cidade como centro portuário, e a partir daí Yangon cresceu.

Yangon é o centro industrial e comercial mais importante de Mianmar. Muitos moradores da cidade trabalham em hospitais, bancos, escolas, lojas, restaurantes e em vários tipos de escritórios comerciais. Outros trabalham em mercados ao ar livre e oficinas. As fábricas de Yangon produzem alimentos, sabão, tecidos e produtos de metal.

A Grã-Bretanha conquistou Yangon em 1852. Os britânicos chamaram a cidade de Rangun, e o país, de Birmânia. Na década de 1880, eles passaram a controlar o país inteiro e fizeram de Rangun sua capital.

Na década de 1930 cerca de metade da população da cidade era indiana, porque muitas pessoas da Índia migraram para lá em busca de trabalho. Um forte terremoto e tsunami danificou Rangun em 1930. Em 1942, depois de intensos combates durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses tomaram a cidade. Rangun foi então fortemente bombardeada pelos aliados. A cidade foi reconstruída mais tarde, mas sua economia se recuperou lentamente. Os britânicos deixaram o país em 1948 e a Birmânia se tornou um país independente. Rangun continuou a ser a capital.

Desde a metade do século XX o governo de Mianmar tem sido frequentemente acusado de abusar dos direitos humanos. Muitas pessoas em Yangon foram feridas ou mortas por causa de suas convicções políticas. Em 1989, o governo militar mudou o nome da cidade de Rangun para Yangon e também trocou o nome do país para Mianmar. Em 2006, a capital foi transferida para Nay Pyi Taw, perto da cidade de Pyinmana, no norte do país. Nay Pyi Taw se encontra em fase de construção.

Yangon tem 4.088.000 habitantes (estimativa de 2007).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.