Zagreb é a capital da Croácia, um país do sudeste da Europa. À beira do rio Sava, é a maior cidade e o centro cultural da nação.

A capital croata é também o centro comercial, industrial e científico do país. As indústrias fabricam máquinas, produtos químicos e alimentícios, tecidos e roupas.

Zagreb nasceu da união de dois centros autônomos, duas comunidades medievais chamadas Kaptol e Gradec. Kaptol era um núcleo religioso que cresceu ao redor da morada de um sacerdote católico. As duas comunidades ficavam em montes vizinhos e durante os séculos XIV e XV competiram na economia e na política. Depois, foram se integrando até se unir administrativamente na metade do século XIX, formando uma única cidade: Zagreb.

Em 1918, a Croácia passou a integrar o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que em 1929 assumiu o nome de Iugoslávia. A Croácia declarou sua independência em 1991. No entanto, logo eclodiram combates entre os diferentes grupos étnicos do país. Zagreb sofreu grande destruição. Começou a ser reconstruída depois que a guerra terminou, em 1995. Sua população é de 788.000 habitantes (estimativa de 2008).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.