Na mitologia grega, Zeus era considerado o mais poderoso dos deuses, governando todos os outros deuses e os seres humanos. Vivia no topo do monte Olimpo, com outros deuses importantes, e lá de cima via tudo o que os homens faziam. Era ele que enviava trovões, raios, chuva e ventos para a Terra. É associado ao deus romano Júpiter, pois ambos têm muitas características em comum. Os símbolos de Zeus são a águia e o raio com o trovão, que ele usava como arma.

Além de ser o protetor das cidades, dos lares, da propriedade, dos estrangeiros e dos hóspedes, Zeus punia aqueles que o irritavam ou faziam o mal, e recompensava aqueles que se comportavam bem.

Segundo a lenda, Zeus era filho dos titãs, gigantes que outrora teriam governado o mundo, Cronos e Reia. Cronos tinha sido avisado de que um de seus filhos iria destruí-lo e, para evitar que isso acontecesse, engolia cada um deles tão logo nascia. Quando Zeus nasceu, Reia deu a Cronos uma pedra embrulhada, para que ele a engolisse no lugar do filho, e escondeu a criança em uma caverna. Depois que Zeus cresceu, disputou o poder com os titãs e, depois de dez anos de luta, tornou-se o deus principal.

A mulher de Zeus era a deusa Hera, e eles tinham um relacionamento tumultuado: Zeus apaixonava-se por muitas deusas e mulheres humanas, por isso Hera tornou-se ciumenta. Assim, para se aproximar de uma nova mulher, Zeus costumava transformar-se em um animal, como um cisne ou um touro. Ele teve muitos filhos, entre eles os deuses Apolo e Ares e as deusas Ártemis e Atena. Atena nasceu da testa de Zeus.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.