Zurique é a maior cidade da Suíça e a capital do cantão de Zurique. Um cantão é uma divisão territorial e administrativa adotada por alguns países europeus. A cidade está localizada nos Alpes na extremidade noroeste do lago de Zurique, ao norte da Suíça. É o centro financeiro, cultural e industrial do país.

Zurique estende-se entre duas cadeias de colinas arborizadas, cerca de 60 quilômetros do sopé norte dos Alpes. Dois rios, o Limmat e o Sihl, atravessam a cidade. A oeste e nordeste os limites de Zurique estão formados pelas montanhas Albis — com o monte Üetliberg (870 metros), de onde se tem uma visão idílica do lago, das montanhas e da cidade, — e por uma área arborizada montanhosa chamada Zürichberg.

Zurique é um importante centro financeiro e de atracções turísticas. Seus tesouros culturais incluem o Museu Nacional Suíço (1898) e a Ópera de Zurique (1891).

Zurique foi ocupada primeiro por aldeias pré-históricas lacustres, e mais tarde pelos helvecios. Os romanos conquistaram a região em 58 a.C. Depois, seguiram os alamanos e os francos. Com o tempo, Zurique desenvolveu-se como um centro comercial, e em 1218 já era uma cidade imperial livre. Em 1351 juntou-se à Confederação Suíça. Sob a liderança do líder protestante Ulrich Zwingli, Zurique se tornou o centro da Reforma na Suíça no século XVI. Durante a década de 1830, lá estabeleceu-se um governo liberal democrático.

A população da cidade é de 368.677 habitantes (estimativa de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.