O abacaxi é uma fruta doce e suculenta. Ele cresce de uma planta com o nome científico de Ananas comosus, que pertence ao grupo das bromélias. “Ananás” significa “fruta excelente” em guarani.

A planta do abacaxi cresce em áreas tropicais (quentes) em todo o mundo. Entre os principais produtores estão a Tailândia, as Filipinas, a Índia, a China, o Brasil e o estado do Havaí, nos Estados Unidos.

Os frutos se desenvolvem em plantas que têm folhas em forma de longas espadas, outras folhas menores e flores roxas. Enquanto crescem, essas folhas menores e as flores se unem para formar o abacaxi.

Quando maduro, o abacaxi é parecido com um cacto. A camada externa é muito rígida e tem seções parecidas com olhos. Cada “olho” é formado a partir de uma flor. Um grupo de folhas, conhecido como coroa, cresce na parte de cima da fruta. A parte de dentro da fruta é suculenta e amarela.

Alguns abacaxizeiros não produzem sementes. Nesses casos, as novas plantas crescem a partir de mudas. Os fazendeiros preparam o plantio colocando uma camada de papel grosso ou plástico sobre o solo e plantando as mudas através de buracos feitos nessa cobertura. A função da cobertura é proteger as novas plantas.

O abacaxi pode ser comido fresco ou em conserva, além de ser usado em tortas e bolos. As folhas têm uma fibra sedosa que, nas Filipinas, é usada para produzir um tecido delicado.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.