Abeto é o nome popular dado a diversas espécies do gênero Abies. Os abetos são árvores perenifólias (ou sempre-verdes), da família do pinheiro, valorizadas por sua madeira e pelas essências extraídas de suas folhas. São populares como árvores de Natal. Existem mais de quarenta espécies, ou tipos, de abetos.

Essas árvores crescem em áreas úmidas e frias das Américas do Norte e Central, da Europa, da Ásia e do norte da África. Na América do Norte, muitas variedades crescem nas montanhas do oeste.

Quando totalmente crescidos, os abetos podem variar entre 5 e 60 metros de altura. As folhas são semelhantes a agulhas e nascem individualmente dos galhos. Isso diferencia os abetos dos pinheiros, cujas folhas, também semelhantes a agulhas, crescem em feixes. As folhas do abeto variam de verde-claro a azul-esverdeado no topo e de branco a verde-prateado na parte inferior. Elas são achatadas e geralmente têm a ponta arredondada.

Os abetos pertencem ao grupo de plantas chamadas coníferas. Elas têm pinhas em forma de cone, onde são mantidas as sementes. As pinhas dos abetos ficam eretas sobre os galhos, como se fossem velas, e podem ser de cor roxa, marrom ou verde.

Muitas árvores sempre-verdes que não pertencem ao gênero Abies também são chamadas de abetos. É o caso do abeto-de-douglas, que pertence ao gênero Pseudotsuga. Ao contrário dos verdadeiros abetos, o abeto-de-douglas tem cones que ficam pendurados, voltados para baixo. Essa árvore é comum na América do Norte, ao longo do litoral do oceano Pacífico, e é valorizada por sua madeira.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.