Os abnaques eram um grupo de povos nativos americanos que originariamente viviam onde hoje são a Nova Inglaterra, no nordeste dos Estados Unidos, e o leste do Canadá. Entre eles, estavam os povos chamados passamoquoddy, penobscots e pennacook.

Os abnaques pescavam em lagos e rios e caçavam animais como o urso, o veado e o alce nas florestas. As tribos litorâneas apanhavam lagostas e coletavam ostras e mexilhões. As tribos do sul plantavam milho, abóbora e feijão.

Os abnaques geralmente viviam em pequenos grupos de famílias aparentadas. Durante parte do ano moravam em aldeias permanentes e no restante do tempo viviam nos campos de caça. Habitavam cabanas em forma de cone, montadas sobre uma estrutura de madeira coberta com cascas de árvores.

No início do século XVII, os europeus começaram a chegar ao território abnaque. A maior parte deles eram comerciantes que ofereciam às tribos ferramentas de metal e outras mercadorias europeias em troca de peles. Porém, traziam também doenças como a varíola, que matou milhares de nativos.

Depois da Guerra de Independência dos Estados Unidos (1775-1783), os descendentes dos europeus tomaram grande parte do território das tribos. Sem terra, os abnaques não podiam mais viver da maneira tradicional. Alguns conseguiram mudar seu modo de vida para se adaptar e sobreviveram. No final do século XX, cerca de mil abnaques viviam no Quebec, no Canadá, e mais de 6 mil moravam nos Estados Unidos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.