Acácia é o nome dado a um grupo de centenas de diferentes árvores e arbustos que crescem em áreas quentes, principalmente na África e na Austrália.

Características

As acácias são conhecidas por suas folhas e flores. As folhas de algumas espécies são divididas em várias folhinhas menores, o que lhes dá um aspecto emplumado que lembra as samambaias. Algumas espécies não têm folhas, e sim hastes achatadas que atuam como folhas, absorvendo a luz solar para produzir o alimento da planta e liberando oxigênio. Acácias apresentam pequenas flores amarelas ou brancas, geralmente perfumadas. As flores têm muitos estames, o que lhes dá uma aparência felpuda. Acácias são leguminosas, o que significa que vagens crescem de suas flores.

As maneiras como as acácias se protegem variam. Seus pecíolos podem ter espinhos na base, para impedir que os animais comam os galhos. Algumas árvores têm uma relação especial com certa espécie de formiga, que combate os insetos que tentam comer as folhas. Como recompensa, as formigas podem viver nos espinhos ocos da árvore e se alimentar de uma seiva doce que ela produz.

Usos

As acácias produzem goma arábica, uma substância usada para fazer adesivos, medicamentos, tintas e outros produtos. Da casca se obtém tanino, que é utilizado em corantes. Muitas pessoas plantam acácias em jardins por causa das belas flores. Na França, as flores de uma das espécies são usadas para fazer perfume.

A acácia dourada é a flor oficial da Austrália — um símbolo de unidade, pois cresce no país todo, em muitos habitats diferentes. A flor aparece até mesmo no brasão do país, e as cores nacionais australianas, verde e ouro, refletem as cores da acácia dourada em flor. Em 1° de setembro, os australianos comemoram o Dia Nacional da Acácia.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.