A acne é uma doença inflamatória da pele. Ela é muito comum em adolescentes, mas também pode ocorrer em adultos. Em certos casos, a acne é leve e desaparece sem deixar marcas na pele. Em outros, pode ser mais séria e deixar cicatrizes. Os meninos costumam ter mais tendência ao aparecimento de acne do que as meninas.

Lesões (inflamações e manchas) na pele são os principais sintomas de acne. As lesões são chamadas de espinhas e aparecem principalmente no rosto e no pescoço.

A acne é causada por mudanças no corpo que acabam por afetar a pele. Essas mudanças acontecem naturalmente, quando a criança atinge a puberdade (ou adolescência). Nessa fase, o corpo produz mais hormônios, e estes aumentam a oleosidade da pele. O excesso de oleosidade é o que causa a inflamação dos poros e forma as espinhas.

Prevenir a acne é quase impossível, mas alguns tratamentos de limpeza de pele conseguem evitar que ela piore. Lavar a pele todos os dias com um sabonete suave também pode ajudar. Essa limpeza remove a gordura e as células mortas que fecham os poros e impedem a pele de respirar.

Consultar o médico dermatologista também é recomendado. Ele pode receitar medicamentos e indicar cuidados adequados ao tratamento da acne.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.