As cidades antigas quase sempre eram construídas em torno de uma fortaleza erguida no alto de uma colina. Quando a cidade crescia, a área recebia o nome de acrópole, que em grego significa “cidade no alto”. A acrópole mais conhecida é a de Atenas, capital da Grécia. As construções da acrópole de Atenas são quase todas de mármore branco. Partes de algumas dessas construções, como o templo chamado Erecteu, estão de pé até hoje. O Erecteu tem um pórtico com colunas de mármore em forma de figuras femininas.

O mais famoso edifício da Acrópole é o Partenon. Dedicado à deusa Atena, o templo foi construído há quase 2.500 anos. Com a adoção do cristianismo na Grécia, o Partenon transformou-se em igreja. No século XV, sob domínio turco, foi usado como mesquita. No decorrer de uma guerra, em 1687, a pólvora armazenada no edifício explodiu, destruindo a parte central.

Em 1801, o diplomata britânico lorde Elgin levou muitas esculturas e frisos do Partenon para a Inglaterra. Hoje, eles se encontram no Museu Britânico. O governo grego pediu a devolução das esculturas, mas elas permanecem em Londres. A disputa pela posse desses tesouros artísticos continua sem solução.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.