O adobe é um tipo de argila usado para fazer tijolos. Em muitas regiões de clima seco do mundo todo, as pessoas usam tijolos de adobe nas construções. Em parte, isso se explica porque nessas regiões há poucas árvores das quais extrair madeira para a construção.

Para fazer tijolos de adobe, deve-se molhar a argila e misturá-la com palha ou outro material fibroso. O material obtido é então derramado dentro de formas de quatro lados abertas em cima. Elas são postas ao sol para secar, o que pode levar várias semanas. Depois de secos, os tijolos são retirados das formas, prontos para ser usados.

As construções de adobe geralmente são erguidas sobre uma fundação ou alicerce de pedra ou concreto. Operários colocam os tijolos de adobe em cima dessa base. Para colar os tijolos, usam um material chamado argamassa, semelhante ao barro. As construções de adobe são muito fortes e resistem por centenas de anos. Além disso, conservam-se quentes no inverno e frescas no verão.

O adobe é usado há milhares de anos. Os povos antigos do leste do mar Mediterrâneo, do norte da África e do sul da Espanha já faziam tijolos de adobe. Nas regiões mais secas das Américas do Norte e do Sul, os índios também construíam com adobe. Por exemplo, os índios pueblos, do sudoeste dos atuais Estados Unidos, ergueram muitas casas de adobe.

O tijolo de adobe ainda é usado em várias regiões do Brasil, sobretudo no Norte e no Nordeste, mas também em cidades históricas de Goiás e Minas Gerais.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.