A adolescência é a fase da vida de uma pessoa jovem entre a infância e a idade adulta. Ela começa quando a pessoa tem mais ou menos 12 anos e termina por volta dos 19. Uma pessoa dessa faixa etária é chamada adolescente, ou (em inglês) teen.

A adolescência é um momento de grandes transformações. Os adolescentes passam por mudanças em seus corpos e também nas emoções, ou sentimentos, e nos pensamentos e ideias. Geralmente passam a enxergar o mundo de outra maneira e a agir de modo diferente do que agiam quando eram crianças.

Mudanças corporais

Durante a adolescência, o sistema reprodutivo se desenvolve. Os órgãos reprodutivos são as partes do corpo que permitem que homens e mulheres gerem filhos. Os corpos de meninos e meninas mudam de maneiras distintas. Os meninos começam a ter barba e sua voz fica grossa. Seus músculos se fortalecem. No caso das meninas, surgem os seios, os quadris ficam mais largos e elas começam a ter menstruação. Isso significa que já têm a possibilidade de engravidar.

Mudanças emocionais

A adolescência é uma fase empolgante, mas que também pode provocar muita confusão. Meninos e meninas passam a interessar-se muito mais uns pelos outros. Ao mesmo tempo, podem ficar preocupados com a aparência, e às vezes ficam sem graça com muita facilidade. A maioria dos meninos e das meninas na adolescência se preocupa muito com o que outros adolescentes pensam a seu respeito. Também podem ficar muito preocupados em entender qual é o seu lugar no mundo. Com frequência os adolescentes optam por passar mais tempo com os amigos que com a família.

Independência crescente

À medida que amadurecem emocionalmente, os adolescentes começam a assumir novas responsabilidades e a conquistar novas liberdades. Eles passam a agir e pensar com mais independência. Também começam a encontrar um ponto de equilíbrio entre família e amigos. Essas mudanças indicam que os adolescentes estão a caminho de se tornar adultos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.