A amêndoa é o fruto da amendoeira, que pertence à família das rosáceas e é parente do pessegueiro. Assim como a noz, a castanha-do-pará e a castanha de caju, a amêndoa é chamada de fruta seca. Além de ser consumida como lanche ou aperitivo, ela é muito usada no preparo de bolos, tortas e doces. Na indústria, a amêndoa é empregada para fazer licores, óleos, cremes, xampus e sabonetes.

Entre os principais países produtores de amêndoas estão os Estados Unidos, a Espanha, a Itália, Portugal, a Grécia, o Irã e a Turquia.

Existem dois tipos de amêndoas: doces e amargas. As amêndoas doces são comestíveis; as amargas contêm uma substância venenosa, mas seu óleo pode ser usado na alimentação depois que essa substância é retirada.

As amendoeiras são árvores de porte médio: atingem, no máximo, 10 metros de altura. As flores da amendoeira amarga são brancas; as da amendoeira doce são cor-de-rosa. Os frutos parecem pêssegos, mas são menores e mais achatados. Dentro de cada fruto há um caroço, que tem casca dura e contém uma semente. A semente é a parte comestível.

Quando amadurecem, os frutos se abrem, revelando o caroço. Trabalhadores usam máquinas para agitar as árvores e fazer os caroços caírem ao chão. Eles então são deixados no solo para secar ou colocados em um forno. Depois disso, trabalhadores usam máquinas para descascar as sementes, escolhê-las e embalá-las para o comércio.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.