A anatomia é o estudo das estruturas que compõem os corpos dos seres vivos. Ela é uma das ciências biológicas.

Os cientistas aprendem sobre as estruturas corporais principalmente ao dissecar cadáveres, separando-os em partes para examiná-los. Eles podem dissecar corpos humanos ou animais, plantas ou outras formas de vida, como bactérias. Os cientistas identificam as estruturas internas e analisam como elas são unidas.

Importância da anatomia

Os cientistas estudam a anatomia para aprender sobre o tamanho, a forma e a posição de diferentes partes do corpo — por exemplo a pele, os músculos, os ossos e os órgãos. O estudo da anatomia humana é importante para a medicina. Os estudantes de medicina aprendem como se ajustam e funcionam as partes de um corpo humano saudável. Isso os ajuda a tratar os corpos que não estejam funcionando corretamente.

Os cientistas também comparam a anatomia de tipos diferentes de seres vivos, observando as semelhanças e diferenças entre suas estruturas, procurando determinar a relação que existe entre tipos diferentes de seres vivos e como estes se desenvolveram ao longo do tempo.

História

Um médico da Grécia antiga chamado Herófilo frequentemente é visto como o pai da anatomia. Ele realizou dissecações públicas de corpos humanos por volta do século IV a.C. Mais tarde, outro médico da Grécia antiga, Galeno, escreveu muitos livros sobre a anatomia humana. Durante séculos, seus livros foram uma importante fonte de informação anatômica na Europa, mas eles continham muitos erros. Muitas das ideias de Galeno não eram baseadas em observações diretas do corpo humano.

A ciência moderna da anatomia começou a ser desenvolvida no século XVI d.C. Em 1543, um médico chamado Andreas Vesalius (conhecido como Vesálio) escreveu o primeiro livro de anatomia detalhado e ilustrado, baseado em fatos observados. Ele realizou dissecações cuidadosas de corpos humanos com o objetivo de estudá-los.

Os primeiros microscópios potentes foram criados no final do século XVII. Esses instrumentos permitem que os cientistas estudem estruturas minúsculas do corpo, como as células e suas partes. À medida que a tecnologia vai se aprimorando, os cientistas conseguem aprender cada vez mais sobre anatomia.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.