A anchova é um peixe que, devido a seu sabor salgado, é apreciado em pizzas, saladas e outros pratos. Assim como os humanos, muitos peixes também consideram as anchovas saborosas, o que as torna boas iscas para capturar peixes maiores, como o atum, o esturjão e o salmão.

As anchovas pertencem à família dos engraulídeos. Dentre as mais de 100 espécies existentes, a maioria vive em água salgada; apenas algumas anchovas tropicais vivem em água doce. Anchovas se locomovem em grupos chamados cardumes. À noite, elas vêm à superfície para se alimentar de plantas e animais minúsculos conhecidos como plâncton.

As anchovas adultas medem entre 10 e 25 centímetros de comprimento. Elas têm olhos grandes e focinho pontudo, porém sua característica mais notável é a boca grande e comprida.

As fêmeas podem colocar milhares de ovos a cada ano. Os ovos são longos e transparentes e flutuam por cerca de dois dias antes de eclodir. Os recém-nascidos, chamados de larvas, não flutuam, e sim afundam na água. As larvas levam cerca de três meses para mudar de forma e adquirir o aspecto de anchovas adultas. Acredita-se que uma anchova possa viver até sete anos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.