Se uma pessoa parece pálida e se sente sempre fraca e com vertigens, a causa pode ser uma condição física chamada anemia. Há muitos tipos de anemia, mas elas sempre estão relacionadas às células vermelhas do sangue. Essas células são importantes porque carregam oxigênio para todo o corpo. Algumas pessoas com anemia têm menos células vermelhas que o normal no sangue. Outras têm células vermelhas que não fazem o seu trabalho corretamente.

Sintomas

Os sintomas variam conforme o tipo de anemia. Em geral, as pessoas com anemia têm a pele pálida e se sentem cansadas e fracas. Elas também podem sentir vertigens ou tonturas, taquicardia ou dificuldade para respirar. Outros sintomas possíveis são a urina escura e o amarelamento da pele e do branco do olho.

Causas

Muitos problemas de saúde podem causar anemia, todos eles relacionados às células vermelhas do sangue. Sem células vermelhas suficientes, o corpo não consegue o oxigênio de que precisa.

Alguns tipos de anemia são causados por doenças hereditárias (transmitidas pelos pais aos filhos) que afetam as células vermelhas do sangue. Uma doença hereditária pode afetar a forma ou o tamanho dessas células. É isso que ocorre na chamada anemia falciforme. Certas infecções por bactérias ou vírus também impedem o corpo de produzir células vermelhas suficientes. Uma dieta pobre em ferro, ácido fólico ou vitamina B12 igualmente pode não permitir que o corpo gere as células vermelhas necessárias. Algumas drogas e certos tipos de veneno podem afetar ou destruir as células vermelhas do sangue. Finalmente, uma perda grande de sangue (e, portanto, de células vermelhas) causada por ferimento é outra causa de anemia.

Prevenção

A anemia causada por doença hereditária ou genética não pode ser evitada. Também é difícil prevenir infecções ou ferimentos que causam anemia. Já a anemia causada por medicamentos ou drogas pode ser prevenida evitando esses produtos. (Há casos, porém, em que os benefícios do medicamento — uma droga para combater o câncer, por exemplo — superam os riscos de anemia.) Se a anemia for causada por má alimentação, comer de forma mais saudável pode ajudar a evitar os sintomas.

Tratamento

Os médicos identificam casos de anemia por meio de simples exames de sangue. Assim que conseguem determinar a causa e a gravidade da doença, eles decidem como tratá-la.

Casos de anemia extrema podem exigir transfusões de sangue (transferência de sangue de uma pessoa para outra). Outros casos podem exigir um transplante de medula óssea, que ajuda o corpo a produzir as células vermelhas. Algumas drogas também ajudam o corpo nessa tarefa. Suplementos de ferro, ácido fólico ou vitamina B12 podem curar anemia causada por má alimentação.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.