Há centenas de anos, a Inglaterra era governada pelos anglo-saxões, que descendiam de três povos diferentes: os anglos, os saxões e os jutos. Os anglos e os saxões vieram de duas regiões localizadas onde atualmente é a Alemanha, e os jutos eram originários da Jutlândia, na Dinamarca.

No século V, os bretões celtas que viviam na Inglaterra pediram aos anglos, saxões e jutos que viessem ajudá-los a se proteger das ferozes tribos que viviam ao norte do país. Em retribuição por seus serviços, os recém-chegados ganharam terras. Com o tempo, tornaram-se gradualmente mais poderosos, assumindo o domínio do território inglês, enquanto os bretões perderam importância.

Finalmente, o nome anglo-saxão começou a ser usado para designar todos os que viviam na Inglaterra, como os anglos, os saxões e os jutos misturados com outros invasores e os bretões originais. Os anglo-saxões falavam uma forma antiga de inglês, que hoje se chama velho-inglês. Viviam em casas feitas de madeira, palha e galhos trançados e cobertos com barro ou argila. Quando o barro ou a argila endureciam, formavam uma parede sólida ou o teto. Os anglo-saxões dedicavam-se à agricultura e à pecuária. Colhiam grãos, frutas e vegetais e criavam gado.

O domínio anglo-saxão terminou em 1066. Naquele ano, a Inglaterra foi invadida pelas forças francesas de Guilherme, o Conquistador, duque da Normandia, uma região do norte da França. Essa foi a última vez que a Inglaterra foi dominada por forças estrangeiras, no episódio histórico conhecido como Conquista Normanda.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.