A animação é a arte e a ciência de trabalhar com as imagens de modo que elas pareçam se mover. Filmes e programas de televisão de animação, chamados de desenhos animados, são uma forma popular de entretenimento. Basicamente existem dois tipos de animação: a tradicional e a feita por computador, chamada computação gráfica.

Animação tradicional

Na forma tradicional, equipes de artistas criam a animação por meio de desenhos feitos um a um.

São necessários milhares de desenhos para obter apenas alguns minutos de animação. Cada desenho é um pouco diferente do anterior. Por exemplo, para mostrar um personagem andando, o primeiro desenho deve mostrar o personagem com os dois pés no chão. O desenho seguinte deve mostrar o joelho ligeiramente dobrado e um dos pés levemente fora do chão. No terceiro desenho, o joelho fica um pouco mais dobrado e o pé um pouco mais longe do chão, e assim por diante. O desenhista decompõe os movimentos e faz desenhos para cada etapa de cada gesto.

Para economizar tempo e trabalho, os artistas pintam ou desenham em folhas de plástico transparente as partes da cena que se movem. Eles colocam o desenho das partes da cena que não se movem (o cenário, ou fundo) embaixo dessa folha plástica; desse modo, não precisam redesenhar o cenário em cada quadro.

Depois disso, os cinegrafistas usam uma câmera especial para tirar fotos de cada desenho com o seu respectivo cenário. Cada um desses desenhos se chama quadro. A câmera grava os quadros em sequência, em um filme. Para fazer as imagens parecerem se mover de forma realista, são necessários 24 quadros por segundo de filme.

Os cinegrafistas podem criar também animação com figuras feitas de argila, de massinha ou de outros materiais. Usando esse recurso, ao invés de desenhar milhares de imagens, é preciso tirar diversas fotografias dos personagens no seu cenário, movendo as figuras bem lentamente a cada fotografia.

Computação gráfica

Os computadores aceleraram o processo de animação. Com eles é possível produzir os milhares de imagens que são necessárias para fazer uma animação bem mais rapidamente. Os animadores também podem usar o computador para criar personagens, objetos e cenários com aparência mais real do que no desenho tradicional. Hoje, os computadores são usados em quase todas as animações.

A computação gráfica pode ser usada para fazer um filme inteiro ou para criar efeitos especiais em filmes de ação com atores de verdade. Muitas naves espaciais, robôs e monstros que aparecem nos filmes são, na verdade, animações.

A computação gráfica pode ser usada para mais do que apenas propiciar entretenimento. Cientistas usam animação para mostrar coisas que as pessoas não podem ver facilmente na vida real. Alguns exemplos: o movimento do Sistema Solar, mudanças no tempo e o interior do corpo humano.

História

No século XIX foram inventados os cinematógrafos. Eles eram máquinas giratórias que mostravam séries de desenhos que pareciam se movimentar. Os primeiros filmes de animação apareceram no início do século XX. Walt Disney fez o primeiro filme animado com som, chamado Steamboat Willie (Vapor Willie), em 1928. Em 1937, a empresa de Disney realizou o famoso Branca de Neve e os sete anões, primeiro longa-metragem de animação lançado nos Estados Unidos. Toy Story, de 1995, foi o primeiro filme feito completamente por computação gráfica a ser lançado no mercado. No mesmo ano, foi produzido no Brasil o longa-metragem de animação Cassiopeia, também inteiramente digital, por computação gráfica. Por isso, há polêmicas a respeito de qual teria sido o primeiro filme desse tipo já realizado. No entanto, Cassiopeia só pôde ser lançado no mercado em abril de 1996, depois de Toy Story.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.