Histórias sobre animais estranhos eram comuns em tempos antigos. Hoje, eles são chamados de animais lendários, porque existem apenas nas lendas. Essas criaturas quase sempre tinham origem em relatos de viajantes que entravam em contato com animais desconhecidos para eles. O dragão, o unicórnio, a fênix e serpentes marinhas figuram entre os animais lendários mais famosos. Ainda hoje, muitas pessoas afirmam ter visto criaturas como o Iéti, o Pé-Grande e o monstro do lago Ness.

Dragão

O dragão era geralmente imaginado como um lagarto ou uma serpente gigante que soltava fogo pela boca, tinha asas de morcego e pele coberta de escamas. No Oriente Médio, a serpente e o dragão simbolizam as forças do mal. Na arte cristã, o dragão representa o pecado. Na China, porém, é considerado um ser benigno.

Seres do mar

Os antigos acreditavam que no fundo do oceano existiam cobras gigantescas e monstros ferozes. Essas criaturas temíveis apareciam em relatos de navegantes. Na Noruega, faz parte do folclore o kraken, enorme criatura metade polvo, metade caranguejo. A lula gigante, um animal que chega a atingir 18 metros de comprimento, pode ter dado origem a muitas lendas.

Sereias também são seres mitológicos do mar. Seu corpo é metade mulher, metade peixe. Histórias de sereias talvez tenham nascido da observação de mamíferos aquáticos como o peixe-boi e o dugongo. As fêmeas desses animais alimentam os filhotes acima da água. De longe, podem parecer pessoas.

Unicórnio

O unicórnio era um animal mitológico com um chifre único na testa. Seu corpo faz lembrar a cabra ou o cavalo. O unicórnio está presente nos antigos mitos da Índia e da China e foi representado em esculturas da civilização mesopotâmica. Na Idade Média (entre os anos 500 e 1500, mais ou menos), a figura do unicórnio foi utilizada por artistas da Europa, do mundo islâmico e da China.

Fênix

Existem também criaturas mitológicas em forma de pássaro. Uma ave fabulosa conhecida como fênix era associada ao culto do sol no Egito antigo. Ela tinha o porte de uma águia e era coberta por uma plumagem brilhante, vermelha e dourada. Segundo a lenda, nunca existia no mundo mais de uma fênix ao mesmo tempo. A ave vivia pelo menos quinhentos anos. Ao sentir que estava morrendo, ela se recolhia ao ninho, colocava fogo nele e se deixava consumir pelas chamas. Miraculosamente, uma nova fênix nascia das cinzas.

Criaturas modernas

Algumas pessoas afirmam ter visto um “monstro” no lago Ness, no norte da Escócia. A existência desse monstro jamais foi comprovada.

O Abominável Homem das Neves e o Pé-Grande são criaturas lendárias do nosso tempo. Conta-se que o primeiro, também chamado de Iéti, vive nas montanhas do Himalaia. Pegadas misteriosas na neve seriam indícios de sua existência. No entanto, é provável que as marcas não passem de rastros de ursos. O Pé-Grande, ou Sasquatch, é descrito como uma criatura grande e peluda, semelhante a um ser humano. Algumas pessoas acreditam que ele habita o noroeste dos Estados Unidos e o oeste do Canadá.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.