Os animais de estimação são criados pelas pessoas como fonte de diversão e companhia. Alguns animais de estimação também ajudam e protegem seus donos. Eles exigem muita atenção e cuidados, mas também trazem muita alegria para a vida das pessoas.

Animais de estimação mais comuns

Gatos e cães são criados como animais de estimação há muito tempo. Os antigos egípcios cultuavam os gatos em sua religião e até os enterravam com as pessoas. Hoje em dia, pássaros, peixes, porquinhos-da-índia, hamsters e alguns répteis (como cobras, tartarugas e lagartos) também são muito populares.

Animais trabalhadores

Alguns animais de estimação são mais do que simples companheiros. Às vezes os gatos são úteis para as pessoas quando caçam ratos. Muitos cães protegem a casa dos donos. Cães de trenó transportam seres humanos e cargas através de terrenos nevados. Cães pastores ajudam a controlar as manadas de bois e de ovelhas. Cães-guia acompanham seus donos deficientes visuais a todos os lugares. Pessoas com outras deficiências também contam com animais para ajudá-las.

Cuidados com os animais de estimação

Os animais de estimação precisam de cuidados como uma criança. Eles têm de receber alimento, água e abrigo. Além disso, devem ser mantidos limpos e precisam se exercitar. Também têm de ser levados ao veterinário regularmente. O veterinário pode ajudar a protegê-los com vacinas contra determinadas doenças.

Animais silvestres de estimação

Algumas pessoas mantêm animais silvestres como bichos de estimação, mas esses animais em geral vivem melhor em seu ambiente natural. São raros os animais silvestres que sobrevivem quando retirados da natureza. E, mesmo que sobrevivam, nunca ficam completamente domesticados.

Quando as pessoas buscam animais silvestres ou selvagens para mantê-los como bichos de estimação, eles sofrem de várias formas, porque são capturados ilegalmente e tratados de forma cruel. Muitos filhotes morrem ao ser tirados de suas mães e transportados para ser vendidos. Os traficantes de animais silvestres caçam determinadas espécies até o ponto em que não sobra quase nenhum deles na natureza. No Brasil, o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é o órgão do governo federal responsável por impedir o tráfico de animais silvestres e proteger os animais em extinção.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.