A anorexia é uma condição relacionada à perda de apetite e ao estado mental da pessoa. Em geral, os anoréxicos fazem de tudo para ficar cada vez mais magros. Essa moléstia não tem uma causa única e pode ser resultado de fatores familiares, culturais, biológicos e psicológicos.

A anorexia se desenvolve geralmente em jovens com idade entre 12 e 25 anos, principalmente do sexo feminino. Nessa fase da vida, a preocupação com a própria imagem, estimulada pelas cobranças sociais, pode se tornar exagerada.

Na sociedade atual, em especial a ocidental, a magreza como ideal de beleza leva muitas meninas a se sentir gordas quando se olham no espelho. Para os anoréxicos, quanto mais magros, melhor. É como se não enxergassem a verdadeira imagem refletida, mas sim algo que só eles conseguem ver. Muitas vezes, isso leva a pessoa a se isolar do mundo.

A anorexia traz consigo, além da magreza excessiva e do isolamento, outros sinais, como interrupção do ciclo menstrual, depressão e ansiedade. Esses sintomas causam anemia, desnutrição, infertilidade e outras complicações, podendo levar o paciente à morte.

Apesar de todos esses males, existe tratamento e cura para a anorexia. O tratamento é feito com o acompanhamento de médicos especialistas nas áreas de psicologia, de nutrição e outras. Tudo vai depender de quanto a pessoa estiver debilitada.

Outro problema que afeta principalmente adolescentes é a bulimia, um distúrbio do apetite que consiste em comer exageradamente, mesmo sem fome. Geralmente, nesses caos depois se provoca o vômito para não engordar. Muitas vezes, a bulimia está relacionada com a aneroxia e é tratada da mesma forma.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.