Antílopes são animais herbívoros conhecidos pela beleza, graça e velocidade. Mamíferos ruminantes, pertencem à mesma família dos carneiros, cabras e bovinos. Alguns exemplos de antílopes são o impala, o ádax, a gazela, o gnu e o cudo.

Os antílopes vivem nas imensas e verdejantes planícies da África, bem como no centro e no sudoeste da Eurásia (formada pelos continentes europeu e asiático). As antilocapras, embora conhecidas como antílopes, pertencem a outra família e são encontradas na América do Norte.

Mais ou menos do tamanho de uma cabra ou de um veado, os antílopes podem ter pelagem dourada, avermelhada, amarronzada ou cinza. O focinho, a barriga e o traseiro costumam ser mais claros, tendendo para o branco. Nas patas, os antílopes têm cascos, ou seja, unhas muito duras. Os chifres, em geral curvados para trás, são comuns nos machos.

Esses animais têm excelente olfato e audição — o que os ajuda a detectar rapidamente o perigo e a fugir para um lugar seguro. Ágeis, os antílopes são capazes de saltar grandes distâncias e alcançar altas velocidades. O impala, por exemplo, pode dar saltos de até 9 metros de distância, e há uma espécie de gazela capaz de chegar a 80 quilômetros por hora.

Os antílopes andam em enormes manadas, que podem reunir centenas de animais. Durante a época do acasalamento, os machos marcam o território ao se esfregar em árvores e outras plantas. Nesse processo, glândulas especializadas liberam um odor muito forte, capaz de espantar qualquer intruso. No caso de invasão, porém, os machos não hesitam em brigar com outros machos para defender o território. O macho atrai a fêmea para o acasalamento. Os filhotes nascem entre quatro e oito meses mais tarde, dependendo da espécie de antílope.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.