O apêndice é uma parte do sistema digestório humano. É um tubo do tamanho de um dedo ligado ao intestino grosso. Há estudos em torno de sua função no organismo, mas ainda nada foi comprovado. Muitos pesquisadores acreditam que ele seja um órgão vestigial: ou seja, o apêndice já teve uma função no organismo dos seres humanos primitivos, mas atualmente perdeu essa função, tornando-se um vestígio.

O apêndice tem em geral de 8 a 10 centímetros de comprimento e estende-se para fora da primeira parte do intestino grosso, à direita da parte de baixo do abdômen.

Quando a abertura do apêndice fica bloqueada por alguma coisa (como um resíduo da digestão), ele se incha e inflama. A apendicite, como é chamada essa inflamação, normalmente ocorre em pessoas com menos de 35 anos de idade. Quando o inchaço não diminui, o apêndice pode infeccionar e estourar.

Uma crise de apendicite usualmente começa com dores e câimbras na barriga, que em poucas horas podem piorar. A dor se move para baixo, até o lado direito da parte inferior do abdômen. É comum também provocar náuseas e vômito.

Os médicos tratam a apendicite removendo o apêndice por meio de uma cirurgia chamada apendicectomia.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.