O povo apache abrange vários grupos de índios da América do Norte aparentados entre si. Os apaches são bastante conhecidos por causa dos filmes de cinema sobre o Velho Oeste em que aparecem. Seus antigos líderes Geronimo e Cochise são representados em várias dessas películas. Ambos foram famosos guerreiros apaches que lutaram para manter suas terras livres e independentes, no México e nos Estados Unidos.

Os historiadores acreditam que os ancestrais dos apaches viviam no Canadá e provavelmente migraram para o sudoeste americano por volta do ano 1000. As terras apaches tradicionais situam-se onde hoje ficam os estados de Arizona, Colorado, Novo México e Texas, nos Estados Unidos, e os estados mexicanos de Chihuahua e Sonora.

Os apaches eram nômades que mudavam de acampamento em acampamento dependendo da estação do ano e da disponibilidade de comida. Obtinham sua alimentação caçando, coletando plantas silvestres e plantando. Também faziam ataques de surpresa a outros povos para obter cavalos e suprimentos. Faziam abrigos com formato de domo, conhecidos como wickiups, cobrindo uma estrutura de madeira com grama ou galhos.

Os exploradores espanhóis foram os primeiros não índios a entrar em terras apaches. Mais tarde vieram os mexicanos e os americanos. O estabelecimento de americanos no território apache provocou uma guerra feroz entre apaches e militares dos Estados Unidos na segunda metade do século XIX. A última batalha dos apaches terminou com a rendição de Geronimo, em 1886. Alguns apaches se estabeleceram no estado de Oklahoma; outros se mudaram para uma reserva no Novo México. No início do século XXI, havia cerca de 100 mil apaches. Muitos deles viviam em reservas no sudoeste dos Estados Unidos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.