Um aquário pode ser um pequeno recipiente para peixinhos-dourados ou uma grande estrutura que apresenta várias espécies de animais marinhos. Eles permitem às pessoas observar um ecossistema muito diferente do delas.

Tipos de aquário

Quem gosta de peixes em geral vê o aquário com uma forma de lazer. Os peixes mais comuns são o peixe-vermelho, o lebiste, o peixe-zebra, ou dânio, o paulistinha e o beta. O aquário caseiro pode ser do tamanho de uma bola ou ocupar uma parede inteira. Para a sobrevivência dos peixes é preciso mantê-lo limpo e com a água a certa temperatura. É também necessário dar aos peixes alimentação equilibrada e na quantidade certa.

Os aquários públicos são grandes tanques que contêm peixes, outros animais marinhos e plantas aquáticas. A água pode ser fria ou quente, doce ou salgada. São espaços próprios para se aprender sobre a fauna marinha e o meio ambiente em que ela vive. Recebem também animais marinhos feridos ou doentes, que são tratados por biólogos especializados na vida marinha e devolvidos por eles ao ambiente de origem.

História

O hábito de manter peixes em meio artificial data de pelo menos 4.500 anos. Os antigos egípcios e romanos já usavam aquários. Os chineses criavam peixes-dourados em pequenos espelhos de água, que mais tarde se tornariam populares nos jardins da Europa. A moda alcançou a América do Norte no século XIX. Em 1853, em Londres, no Reino Unido, foi inaugurado o primeiro aquário público, logo seguido por outros em várias grandes cidades. No Brasil, o mais antigo é o de Santos (no estado de São Paulo), inaugurado em 1945, que hoje conta com 31 tanques de água doce e salgada.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.