A temperatura média da superfície terrestre está subindo aos poucos. Essa tendência é conhecida como aquecimento global.

Efeito estufa

Entender o efeito estufa ajuda a compreender o que é o aquecimento global. Uma estufa é um recinto de vidro onde crescem plantas. O vidro deixa a luz penetrar e não permite que o calor vá embora. O calor retido mantém as plantas aquecidas mesmo quando faz frio do lado de fora.

Da mesma forma, a atmosfera terrestre retém a energia do Sol. O dióxido de carbono e outros gases — chamados gases de efeito estufa — são quem realiza essa tarefa. Sem eles, um volume excessivo de calor retornaria para o espaço e os seres vivos não poderiam sobreviver. No entanto, à medida que um número maior de gases de efeito estufa entra no ar, mais calor é retido, provocando o aquecimento global.

Causas

Durante grande parte da história da Terra, os gases de efeito estufa não representaram problema. A situação mudou quando as pessoas começaram a depender dos combustíveis fósseis (petróleo, gás e carvão) para fazer funcionar fábricas, movimentar veículos, produzir eletricidade e aquecer casas. À medida que os combustíveis fósseis queimam, eles liberam dióxido de carbono na atmosfera.

Motivos de preocupação

Os cientistas não conseguem determinar quanto a Terra poderá aquecer com o tempo. Alguns estimam que, por volta do ano 2100, a temperatura terá aumentado até 4°C. O clima mais quente prejudicaria os seres vivos e provocaria o derretimento das calotas polares, o que levaria o nível do mar a subir. Plantas, animais e construções ao longo da costa ficariam em perigo.

Como deter o aquecimento global

O aquecimento global é uma preocupação mundial. Os governos estão tentando encontrar formas de limitar o volume de gases de efeito estufa lançados no ar com programas de sustentabilidade, que levam em conta a qualidade de vida de todas as pessoas, o uso responsável dos recursos naturais, a gestão do lixo, a conservação da biodiversidade e a redução da poluição. Por exemplo, ao usar menos o automóvel, as pessoas contribuem individualmente para reduzir a emissão desses gases. Além disso, elas podem poupar energia desligando luzes e aparelhos elétricos que não estejam em uso.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.