Todos os seres vivos precisam de ar. Os animais e as plantas morreriam sem ele. O ar mantém os aviões e as pipas acima do solo e serve para encher pneus e balões. O ar que envolve a Terra é conhecido como atmosfera. Ele não tem cor, sabor nem odor. Embora seja invisível, podemos ouvi-lo quando o vento uiva e senti-lo contra a pele quando o vento sopra.

O ar é feito de uma combinação de gases, que, por sua vez, consistem em micropartículas chamadas moléculas. Elas são tão pequenas que não podem ser vistas. As moléculas são formadas por diferentes elementos químicos. No ar, os elementos mais comuns são o nitrogênio e o oxigênio. O oxigênio é um importante componente do ar porque os seres humanos, os animais e os demais seres vivos precisam dele para sobreviver. Além de conter nitrogênio e oxigênio, o ar consiste em pequenas quantidades dos gases chamados argônio, neônio, hélio e metano. O ar também contém vapor de água, poeira, pólen e bactérias. O vapor de água que existe no ar é responsável pela chuva e pela neve.

O oxigênio do ar vem da fotossíntese realizada pelas plantas. Por meio de um processo chamado respiração, os seres vivos absorvem oxigênio e expelem dióxido de carbono (também chamado gás carbônico). As moléculas de dióxido de carbono são feitas de oxigênio e carbono. As plantas absorvem o dióxido de carbono, usando-o para produzir seu alimento. Elas quebram a molécula de dióxido de carbono, utilizando o carbono e liberando o oxigênio. Dessa maneira, o dióxido de carbono e o oxigênio do ar são constantemente usados e repostos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.