Araçá é o nome de uma fruta e da árvore que a produz, que também é chamada de araçazeiro, da família das mirtáceas. Assim, é parente da goiaba e da jabuticaba, que também crescem em árvores dessa mesma família de plantas. O araçá é encontrado em uma faixa do território brasileiro que vai desde a Bahia até o Rio Grande do Sul.

Há diversos tipos de araçá: araçá-roxo, araçá-de-minas, araçá-de-são-paulo, araçá-felpudo, araçá-do-campo, araçá-mirim, araçá-do-cerrado, araçá-da-praia, araçá-rosa, araçá-vermelho, araçá-branco, araçá-de-flor-grande e outros.

Cada tipo tem características próprias. O fruto do araçá-de-flor-grande, por exemplo, não é comestível. Os frutos dos araçás rosa, vermelho e amarelo são deliciosos e muito parecidos com a goiaba, só que menores, e ótimos para fazer doces. No caso do araçá-felpudo, as folhas e as cascas têm poder medicinal.

As árvores, em geral, não são muito grandes. Alguns tipos não passam de 1 metro e meio de altura; outros atingem no máximo 9 metros.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.