O arco-íris é uma linha curva multicolorida que se forma no céu, normalmente quando raios de Sol incidem sobre gotas de chuva provenientes de nuvens distantes. Ele aparece em posição oposta à do Sol, quase sempre no início da manhã ou no fim da tarde. De dentro para fora, as cores do arco-íris são: violeta, azul-escuro, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.

A luz do Sol viaja através do espaço em forma de ondas. Para descrever essas ondas, os cientistas usam um conceito chamado comprimento de onda. Cada comprimento de onda corresponde a uma cor da luz visível. A luz branca é a mistura de todas as cores, isto é, de todos os diferentes comprimentos de onda. Quando a luz atravessa as gotas de chuva, as ondas de diferentes comprimentos se separam e dão origem às cores que formam o arco-íris.

O arco-íris mais forte e mais comum é chamado de arco-íris principal. Às vezes, acima dele, surge um arco-íris secundário, mais apagado. Isso acontece quando a luz é desviada duas vezes pelas gotas de chuva. O arco-íris secundário mostra as cores na ordem contrária à do principal.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.