A areia é composta de fragmentos soltos de rochas, solo, minerais e até pedras preciosas ou semipreciosas. Ela também pode conter resquícios de seres vivos. As partículas de areia, chamadas grãos de areia, são menores que cascalho e maiores que partículas de barro ou argila.

Os grãos de areia podem ser descritos por seu tamanho, cor e forma, além da maneira como são sentidos pelo tato. Alguns grãos são duros e outros são mais macios. Alguns são irregulares ou ásperos, outros são lisos e polidos. As partículas de areia podem ter forma chata, oval ou arredondada, e seu tamanho pode ser pequeno, grande ou médio. Olhar a areia ao microscópio oferece muitas pistas sobre o lugar de onde ela vem e como se formou.

Como a areia é formada

A natureza forma areia constantemente. Lascas minúsculas de rocha sempre se separam de pedras grandes, penhascos e encostas de montanhas. À medida que o vento e a água vão desgastando as lascas, vão criando areia. Esse é o tipo mais comum de areia.

Um segundo tipo vem de seres vivos, como corais e moluscos. Depois que o animal morre, o oceano vai pouco a pouco desgastando seu esqueleto ou sua concha, até deixá-lo em partículas minúsculas. Esse tipo de areia é comum em praias tropicais.

Um terceiro tipo de areia vem de minerais dissolvidos em água. Quando a água seca, deixa para trás os minerais sob a forma de cristais semelhantes a areia. Esse é o tipo de areia menos comum.

Onde é encontrada a areia

A areia é encontrada em muitos lugares pelo mundo afora. Ela se acumula em praias, lagos e rios, e fica no fundo dos oceanos. Em alguns desertos e algumas praias, o vento leva a areia a formar grandes montes conhecidos como dunas. Às vezes a areia se acumula nas aberturas de cânions profundos. Escolas e parques frequentemente têm tanques de areia para as crianças brincarem.

Pelo fato de os grãos de areia serem tão pequenos e leves, eles se deslocam mais facilmente que a maioria dos outros tipos de rocha. Os ventos, a água e o gelo podem levar a areia para muito longe do lugar onde ela se formou.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.