A aritmética é o ramo mais elementar da matemática. É a parte da matemática que lida com cálculos como a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão. Todos os outros ramos da matemática utilizam os princípios e as regras da aritmética. As pessoas usam a aritmética todos os dias. Ela é empregada quando compramos algo em uma loja, medimos distâncias ou simplesmente contamos até 10. O termo “aritmética” vem da palavra grega arithmos, que significa “número”.

Os historiadores acreditam que as pessoas começaram a contar objetos há 10 mil anos. Depois de aprender a contar, os povos antigos tiveram que inventar a adição. A adição, que hoje parece simples, na verdade é uma ideia complexa que provavelmente levou séculos, ou até mais tempo, para ser entendida. A subtração deve ter aparecido logo depois, seguida pela multiplicação e pela divisão.

Por volta do século VIII, o povo da Índia antiga desenvolveu um sistema simples de somar números. Os árabes aprenderam a utilizar esse prático sistema indiano. Depois de algumas mudanças, os números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, embora inventados na Índia, foram divulgados na Europa pelos árabes, chamando-se por isso algarismos arábicos. Esse conjunto de algarismos se tornou padrão. Hoje, invenções como caixas registradoras, calculadoras e computadores fazem cálculos aritméticos muito rapidamente. Mesmo assim, a aprendizagem da aritmética é essencial para entender a matemática.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.