A arraia, ou raia, é um peixe que tem o corpo grande e achatado, com barbatanas que parecem asas. É da mesma família do tubarão. Ambos têm o esqueleto feito de cartilagem (um tecido elástico) em lugar de ossos. A arraia é encontrada em todos os oceanos da Terra.

Há mais de trezentas espécies de arraias, que se dividem em grupos, como arraias-elétricas, arraias-prego e peixes-serra.

Podem ter vários tamanhos. As menores têm menos de 50 centímetros, e a arraia-jamanta mede 7 metros da ponta de uma barbatana à outra.

A maioria das arraias tem a pele áspera. Sua cor pode ser uniforme ou com padrões. As arraias-elétricas têm a pele lisa e órgãos elétricos, perto da cabeça, que dão fortes choques nos inimigos e predadores. Têm a cauda fina e às vezes longa, lembrando um chicote. As arraias-prego têm uma cauda delgada que apresenta um ou mais espinhos serrilhados com glândulas de veneno na base. Os peixes-serra têm o focinho em forma de serra, que é usado principalmente para caçar.

As arraias costumam ficar parcialmente enterradas na areia ou no lodo no fundo do mar. Alimentam-se de pequenos peixes, crustáceos e camarões. Quando a presa se aproxima, a arraia emerge rapidamente da areia e a abocanha.

Embora as fêmeas da maioria das espécies de arraias deem à luz pequenos peixes, algumas põem ovos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.