A artrite é uma doença comum em pessoas idosas. Provoca inchaço, dor e vermelhidão nas articulações — os pontos onde os ossos se encontram. Geralmente, ela afeta a coluna, os quadris, os joelhos e as mãos, mas também pode atacar muitas outras partes do corpo. Em casos mais sérios, as pessoas têm dificuldade de mexer as articulações ou nem conseguem mexê-las.

Os tipos mais comuns de artrite são a osteoartrite e a artrite reumatoide. A osteoartrite é comum em pessoas idosas e costuma atacar a coluna, os joelhos e os quadris. É um tipo de artrite que resulta da deterioração da cartilagem, que é o tecido elástico que cobre e protege os ossos e as articulações.

A artrite reumatoide é mais séria do que a osteoartrite. Ocorre principalmente em pessoas de meia-idade, especialmente mulheres, e com frequência ataca mãos, pés, pulsos, joelhos e ombros. A artrite reumatoide afeta as bolsas que contêm líquido e envolvem as articulações. Como consequência, um tecido semelhante a uma cicatriz se forma e interfere no movimento da articulação, que pode ficar deformada.

A artrite aparentemente é uma doença hereditária. As pessoas cujos pais ou avós têm artrite muitas vezes também sofrem com ela. Infecções e ferimentos podem causar tipos de artrites mais raros.

Na maior parte dos casos, a artrite é uma condição crônica, sem cura. Todavia, alguns remédios (à base de ácido acetilsalicílico, ibuprofeno e outros), sempre com indicação médica, ajudam a aliviar a dor e o inchaço. Quem sofre de atrite também pode recorrer a exercícios especiais que buscam melhorar os movimentos. Em alguns casos, porém, é necessário fazer uma cirurgia médica, para substituir articulações muito deterioradas por outras, feitas de plástico ou metal.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.