A asma é uma doença crônica que afeta os pulmões. De vez em quando os asmáticos sofrem crises, ou acessos de mal-estar, durante os quais têm dificuldade para respirar. As pessoas podem ficar asmáticas em qualquer idade. A asma é um dos problemas de saúde crônicos mais comuns em crianças.

Sintomas

Os sintomas, ou sinais, de uma crise de asma incluem tosse e a sensação de não estar recebendo ar suficiente. Também é comum o chiado, ou respiração com som de assobio. As crises de asma costumam durar entre trinta minutos e várias horas. Os sintomas podem variar entre leves e graves. Em alguns casos raros, uma crise asmática pode levar à morte.

Causas

Uma crise de asma é causada por mudanças nas vias aéreas, que são tubos finos que levam o ar aos pulmões. Durante uma crise, os músculos em volta dessas vias aéreas se contraem, dificultando a passagem do ar. Os tubos incham, deixando menos espaço para que o ar corra em seu interior. Além disso, as vias aéreas se enchem de um fluido espesso chamado muco.

Os cientistas não sabem exatamente por que as pessoas têm asma. Porém, as crises asmáticas podem ser desencadeadas por vários fatores, que variam de pessoa a pessoa. Para algumas, as crises ocorrem devido a exercícios físicos. Para outras, o ar poluído ou um resfriado podem provocar uma crise asmática. Outro fator a ser considerado são as alergias, que são reações do corpo a determinadas substâncias. O pólen das flores, o bolor e os ácaros (seres minúsculos que vivem na poeira) também podem provocar crises alérgicas e desencadear a asma.

Tratamento

Não existe cura para a asma, mas há diversos medicamentos que podem ajudar a prevenir as crises asmáticas. Outros remédios aliviam os sintomas rapidamente. Os asmáticos também devem fazer o máximo para evitar os fatores que desencadeiam suas crises.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.